sexta-feira, 30 de julho de 2010

Partícula de Vida








Com certeza,todos nós sabemos identificar um ser vivo. O que muitos não sabem é que nós derivamos de uma minúscula partícula,chamada átomo. Em todos os aspectos da existência de vida, sempre ocorreram mudanças constantes na evolução humana e em tudo que conhecemos. Porém, com o avanço da física nos séculos passados,acabou descobrindo-se que não só os seres vivos eram constituídos de átomos, como também toda matéria existente no universo.

Em aspectos científicos e religiosos, essa descoberta abriu novas lacunas para o entendimento da vida de uma forma mais ampla e subjetiva. Diversos questionamentos foram respondidos,como por exemplo,os fenômenos naturais. De maneira direta,esse avanço proporcionou uma progressão significativa na área da física,oferecendo oportunidades de estudos mais aprofundados na área relativa a criação do universo. Físicos puderam através do LHC (Grande Colisor de Hádrons) recriar uma das teorias da criação do mundo, o Big Bang.

Tantas dúvidas sobre o nascimento da vida,com certeza,instiga a curiosidade de qualquer pessoa. A profissão,“Físico”,ainda não é reconhecida no Brasil,sofrendo um certo ceticismo dos demais colegas do ramo. O mercado de trabalho para profissionais desse segmento vem se mostrando promissor ao longo dos anos,seja na geração de energias renováveis seja na assistência à medicina. Em um ambiente mais reservado,os Físicos colaboram diretamente para a preservação do nosso planeta, ora conscientizando ora descobrindo meios de restaurar o que não pode ser salvo.

Enfim,são diversas as ramificações em que um atuante da física pode seguir,desde estudos relacionados à tecnologia até segmentos que o levam a estudar o universo. Assim como em qualquer outro ofício, a perspectiva de um estudante ou profissional da área é sempre alcançar o êxito, seja ele onde estiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário