segunda-feira, 19 de julho de 2010

Orgulho dos Pampas


Sem dúvida, ser gaúcho é respirar a cada manhã um orgulho sem limites de nossas tradições. O Rio Grande do Sul se destaca dos demais estados brasileiros não só por suas peculiaridades na gastronomia,vestes e costumes como também na forma de pensar. Sulistas, tem por costume aprender a amar sua terra desde cedo ás vezes causando certa antipatia por parte dos demais conterrâneos desse Brasil imenso.

Os demais estados brasileiros nunca coexistiram em uma harmonia com os pampas,é explícito o amargo gosto da indiferença que nós gaúchos causamos a grande maioria das “estrelas” que compartilham conosco o lábaro estrelado. De certa maneira,nós alimentamos essa apatia com a nossa demasiada satisfação em sermos gaudérios e prendas de berço. Nosso ego é tão estruturado que ousam até mesmo mencionar,como por exemplo, na letra de Teixeirinha (Querência Amada) “Deus é gaúcho”.

Diversas regiões do Brasil, onde de certa forma o desenvolvimento social ainda deixa a desejar,podem ter uma imagem distorcida do povo gaúcho. Existem pensamentos discriminatórios e falsas ideologias sobre alguns fatores que envolvem questões de inúmeros âmbitos seja cultural seja social. Como fator primordial para haver uma boa relação intra regionalista, ambos devemos respeitar o espaço alheio e seus costumes.

Enfim, nós gaúchos não abrimos mão das nossas tradições,de nossos churrascos de sábado,das rodas de chimarrão nos domingos ensolarados. Nossos costumes,vão além do entendimento popular do restante do Brasil. A única alternativa restante para aqueles que difamam nossa gloriosa terra é se contentar com seu precário orgulho regionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário